A vossa merda cheira sempre melhor do que a nossa.

Depois de um período de reflexão, penso que estou em condições para retomar a verbalização das opiniões que vou reunindo acerca de quase tudo, mesmo relativas a assuntos dos quais não percebo muito, mas sinto que tenho algo importante a dizer.

Dito isto, e partindo do principio que percebo tanto de futebol como a maioria das pessoas que são pagas para o fazer (não é uma assunção irrealista) , passo agora a explicar o fenómeno “a nossa merda cheira melhor do que a vossa”, fenómeno esse que não é novo mas começa a chatear-me ao ponto de ter necessidade de escrever acerca disso.

Desde sempre (há 30 anos) que ouço benfiquistas a falar de corrupção no futebol, traduzindo-se o acto ilícito em relações de compadrio que alegadamente existem entre dirigentes do F.C. Porto e árbitros, o F.C. Porto e dirigentes da Liga Portuguesa de Futebol  entre outras. Foi permitido ao clube desses senhores bastantes pios  divulgar escutas, que deveriam estar protegidas pelo Segredo de Justiça, que descontextualizadas, ajudaram a perpetuar o mito que gente reles no desporto, existe apenas  na margem norte do Douro.

Para além destes, ouço também desde tenra idade, muitos sportinguistas a reclamarem das arbitragens, dos jogadores das outras equipas, dos treinadores que lhes roubaram, dos presidentes que não prestam, das faltas no meio campo que nunca são assinaladas, etc.. .

Conclusão: a culpa de todo o insucesso desportivo destes clubes nunca será própria, mas do F.C. Porto.

Peço que me permitam a generalização e o exagero apenas porque estou a tentar explicar o meu ponto de vista e isso ajuda-me bastante, mas continuando…

Na minha opinião TODO o futebol está podre! TODO! Ninguém me diga que só no Porto é que existem tachistas, que só no Porto é que existem pessoas que ganharam dinheiro a burlar outros em negócios com pneus, que só no Porto é que existem dirigentes desportivos que nunca conseguiram manter solventes todos os negócios em que estão ou estiveram imiscuídos ou que só no Porto é que existem pessoas que insistem em manter a promiscuidade entre os clubes e os orgãos que os deveriam tutelar.

Dá-me vontade de rir quando se fala de “fruta” a propósito do F.C. Porto, mas assobia-se para o lado quando um ex-árbitro diz isto:

Já vi muitos benfiquistas a enterrarem a cabeça na areia depois de ouvirem isto. Parece que este Sr. , ex-árbitro benfiquista, que usualmente é simpático nas apreciações aos lances duvidosos do seu clube, não merece qualquer credibilidade.

Dá-me vontade de rir quando se fala do apito Dourado e da alegada influência do NGP no Conselho de Disciplina e no Conselho de Arbitragem mas fingem que isto nunca foi dito:

artigo.DN

Artigo completo

Dá-me vontade de rir quando falam dos dirigentes do F.C. Porto e das claques como se fossem mafiosos que fazem tudo por uma boa dose de mafiosisse, e depois deparo-me com esta situação:

artigo.JN

Artigo Completo

Ou esta:

artigo.ojogo

Artigo Completo

Rio-me disto tudo pois acho bastante irónico que se ande constantemente a cuspir para o ar e não se considere minimamente que o escarro possa cair na própria cabeça (a metáfora não é bonita mas exemplifica exactamente o que quero dizer).

Ainda ontem estava um adepto fervoroso (eufemisticamente falando) do sporting a exultar a capacidade do seu clube em clarificar aos seus sócios as compras e vendas dos seus jogadores. Depois de analisar os quadros percebi que no ano em questão, em vinte e poucas movimentações, só duas é que envolveram comissões…  Eu considero que as direcções dos clubes devem ser o mais transparentes possíveis, mas considerar que os seu sócios são crédulos ao ponto de ainda acreditarem no pai natal é um pouco excessivo.

O que pretendo com tudo isto é o seguinte: penso que é muito fácil culpar tudo e todos pelos respectivos insucessos desportivos dos 3 clubes quando se fala de um fenómeno social que tem mais a ver com questões subjectivas, e do foro emocional, do que propriamente com a razão. Mas se consciencializassem que são portadores desta fragilidade conseguiriam começar a discutir o que realmente importa.

Eu sei que é difícil… Também eu já dei por mim a discutir as façanhas desportivas do benfica e do sporting antes do 25 de Abril de 1974. Não vivi nessa altura mas é do conhecimento geral que ambos os clubes da capital eram bastante protegidos pelo governo fascista. Todas as vitórias do meu clube durante esse período eram bastante mais saborosas pois contrariavam uma força invisível que os impelia para o insucesso. O que ganhei eu com isto??? Não muito.

Hoje em dia, porque não acredito em anjos e muito menos em anjinhos, vejo o futebol como ele é, cheio de pessoas oportunistas que, como dizem os americanos: “are always looking out for number 1”, sendo que o “number one” não é o clube, nem tão pouco os adeptos que lhe dão o ser. Só que ao contrário de muitas “virgens” que por ai andam, acredito que as maleitas do futebol são vícios comuns a todos e assim, ao domingo, tento focar-me na bola e se o Lopetegui põe o Hernani a jogar… E como podem constatar, não tenho tido muita sorte!